Olá pessoal! Estou trazendo mais informações para aqueles que fazem otimização de websites. Vamos aprender como incluir um site nos principais sistemas de busca como Google, Yahoo e MSN.
Primeiramente, vou logo avisando que incluir um site em um motor de busca não significa que ele aparecerá em uma boa posição nos resultados de buscas (SERPs). O posicionamento de um site depende muito do trabalho de SEO. Portanto, não espere aparecer nas primeiras páginas de resultados de começo.
A inclusão de um site pode ser feita de forma manual ou automática por várias ferramentas de busca através de software conhecido como "spider". Esse programa varre a internet a procura de sites com conteúdo relevante para a indexação. Nem todos os sites são indexados, isto porque existem algoritmos usados por ferramentas de busca que conseguem detectar técnicas de Black Hat SEO, que é terminantemente proibido. A penalidade que um site indexado tem por usar essas técnicas é o banimento do mesmo dos resultados de busca. Então, cuidado com o que você faz com seu site.

Vantagem: Usuários da internet geralmente usam buscadores para encontrar o que procuram, portanto se seu site estiver incluído nos resultados de busca, provavelmente o usuário o encontrará.

É importante ter cuidado com alguns sites que cobram por serviços para a inserção de seu site em buscadores. A inserção na maioria das vezes é feita de forma gratuita.
Aqui vai a URL das 3 ferramentas de busca que considero mais importante aqui no Brasil:

Google: http://www.google.tl/intl/pt-PT/add_url.html
Yahoo: https://siteexplorer.search.yahoo.com/submit
Msn: http://beta.search.msn.com/docs/submit.aspx

O tempo para a indexação varia muito e pode demorar por questões de avaliação de seu site.
É isso ai turma! Comentem ou mandem dúvidas.

1 comentários

  1. Marlon A. Rodrigues da Silva // quinta-feira, 04 junho, 2009  

    Legal! Obrigado pela ajuda! Principalmente os links para inscrever o site nos buscadores.

    http://www.obondeblog.blogspot.com